Ilha de Santa Maria

A Ilha de Santa Maria

Viajar até a ilha de Santa Maria nos Açores é a garantia de constantes surpresas. A 3ª mais pequena ilha dos Açores possui encantos e belezas que atraem os visitantes pelas suas singularidades paisagísticas, culturais e humanas.

Sendo a ilha mais a sul do arquipélago, a ilha de Santa Maria acaba por ser a mais solarenga e com menos humidade, razões pela qual também é conhecida como a “Ilha do Sol”. É ainda a única ilha dos Açores com praias de areia clara. As mais conhecidas são as praias de São Lourenço e Praia Formosa.

A sua natureza e o contraste paisagístico é um dos maiores encantos da ilha de Santa Maria bem como as freguesias rurais encantadoras com as suas pequenas casas brancas com barras coloridas enfeitadas com um tipo de chaminé muito característico e de estilo importado do sul de Portugal pelos primeiros povoadores. Impressionantes, e também de feição única nos Açores, são as gigantes escadarias íngremes cobertas de vinhedos nas encostas das baías da Maia e São Lourenço.

Por ser geologicamente a mais antiga dos Açores (cerca de 8 milhões de anos), a ilha de Santa Maria apresenta um património natural interessante e único, onde se incluem fósseis marinhos possíveis de serem apreciados e observados em lugares como a Pedreira do Campo , Cré e Pedra que Pica . Outros lugares geológicos curiosos para visitar é a disjunção prismática da Ribeira do Maloás (Calçada dos Gigantes), as Grutas do Figueiral, Barreiro da Faneca (O Deserto Vermelho) e a Cascata do Aveiro, uma das maiores em Portugal.

É em Santa Maria também que começa a história dos Açores. Foi a primeira a ser descoberta e povoada no século XV, motivo pela qual é também chamada de “Ilha Mãe”. Foi ainda nesta ilha que aportou Cristóvão Colombo na sua viagem de regresso após descoberta da América.

Para os amantes do mar, a ilha de Santa Maria é considerada actualmente um dos melhores “spots” de mergulho na Europa devido a sua localização geográfica, clima e visibilidades magníficas. Um passeio de barco à volta da ilha é uma atividade altamente recomendada uma vez que a sua costa é muito recortada, albergando belas e pequenas baías e enseadas acessíveis apenas por mar.

São muitos os segredos e encantos desta ilha especial e mágica. A hospitalidade e a simpatia do povo mariense contribuem para que a visita à ilha mais oriental do Arquipélago dos Açores se torne uma experiência inesquecível.

Consulte as nossas sugestões para Atividades Outdoor.

Comments are closed